sábado, 16 de junho de 2007

Sobreirito-5: Com a devida vénia…

Texto I :
Foi com enorme satisfação, que recebi resposta a um e-mail meu, vindo do Dr. Luís Graça. Eu já desconfiava que estava perante seres humanos fenomenais em que o sortilégio da vida os levou até Guiné-Portuguesa, mas ao verificar a disponibilidade e as palavras amigas do Dr. Luís Graça, fiquei acreditar que faz todo o sentido a criação deste blogue homenageando o meu tio Manuel Sobreiro o “ Sobreirito”.
Fiquei triste ao saber que o amável, admirável e encantador Sr. José Neto (Zé Neto) (1929-2007) já não está entre nós, com o qual tive o privilégio de trocar alguns e-mail, e que numa próxima ocasião abordarei.
Desde já agradeço ao Dr. Luís Graça, a sua amabilidade, colocando as referencias do Blogue “ as verdades do Sobreirito” na sua tertúlia.

Nelson S S Domingues


Texto II:
”Infelizmente o nosso amigo e camarada Zé Neto (1929-2007) já não está entre nós para poder dar esclarecimentos adicionais sobre a morte do Alf Mil Sobreiro, seu conterrâneo, e que pertencia ao mesmo batalhão (BART 1896)…De qualquer modo, as nossas saudações ao Nelson, seu sobrinho, por este gesto público de grande ternura para com o tio Manuel Sobreiro. Veremos o que pode fazer a nossa tertúlia, de modo a honrar a memória do tio e do sobrinho. Todos nós temos direito à verdade, a começar pelos familiares e amigos dos nossos camaradas que tombaram na Guiné, em combate, por acidente, por doença ou por qualquer motivo.Nota:(1) A CART 1612 era um das três companhias operacionais do BART 1896 (As outras duas eram a 1613 e a 1614). Segundo o Zé Neto, esta última, a CART 1614 era "a subunidade turista da Guiné que nunca ninguém do Batalhão conseguiu descobrir a razão de ficar sempre de fora dos petiscos que calharam às outras duas companhias operacionais (1612 e 1613)". E acrescenta, com ironia: "Eu desconfio, mas, para misérias do Celestino já basta!"...

Luís Graça
(Fez a guerra colonial na Guiné em 1969/71, criador e editor do blogue foranada)

Publicado, Quinta-feira, 14 de Junho de 2007:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/06/guin-6374-p1849-quero-prestar-devida.html
Publicado, Quarta-feira, 20 de Junho de 2007:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/06/guin-6374-p1863-homenagem-ao-meu-tio.html

Foto: Manuel Sobreiro, Guiné Portuguesa

Sobreirito-4: Sobreiro ou Sobreira?


Manuel era o irmão mais velho de 8 filhos de Manuel Rodrigues Sobreira e de Maria de Jesus.
Apesar do nome de família ser Sobreira, a conservatória do registo civil de Leiria, registou o Manuel com o apelido Sobreiro, em vez do apelido da família Sobreira.
Naquele tempo, tal situação ocorria com muita frequência, por isso os erros eram frequentes aquando do registo dos recém nascidos.
Nelson S S Domingues
Obs. Na foto com o seu irmão traquina António, no Natal de 1961.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Sobreirito-3: Natal 1961, Souto da Carpalhosa


Manuel de Jesus Rodrigues Sobreiro nasceu em 20/02/1942, natural da Chã da Laranjeira, freguesia Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria.
Foto de família tirada no Natal de 1961, em cima da esquerda para direita Luzia (irmã), António (irmão), Manuel (Pai), Maria (Mãe), Manuel.
Em baixo da esquerda para direita: Laura (irmã), José (irmão), João (irmão), Abel (irmão), Maria (irmã).


Nelson S S Domingues