sábado, 16 de junho de 2007

Sobreirito-5: Com a devida vénia…

Texto I :
Foi com enorme satisfação, que recebi resposta a um e-mail meu, vindo do Dr. Luís Graça. Eu já desconfiava que estava perante seres humanos fenomenais em que o sortilégio da vida os levou até Guiné-Portuguesa, mas ao verificar a disponibilidade e as palavras amigas do Dr. Luís Graça, fiquei acreditar que faz todo o sentido a criação deste blogue homenageando o meu tio Manuel Sobreiro o “ Sobreirito”.
Fiquei triste ao saber que o amável, admirável e encantador Sr. José Neto (Zé Neto) (1929-2007) já não está entre nós, com o qual tive o privilégio de trocar alguns e-mail, e que numa próxima ocasião abordarei.
Desde já agradeço ao Dr. Luís Graça, a sua amabilidade, colocando as referencias do Blogue “ as verdades do Sobreirito” na sua tertúlia.

Nelson S S Domingues


Texto II:
”Infelizmente o nosso amigo e camarada Zé Neto (1929-2007) já não está entre nós para poder dar esclarecimentos adicionais sobre a morte do Alf Mil Sobreiro, seu conterrâneo, e que pertencia ao mesmo batalhão (BART 1896)…De qualquer modo, as nossas saudações ao Nelson, seu sobrinho, por este gesto público de grande ternura para com o tio Manuel Sobreiro. Veremos o que pode fazer a nossa tertúlia, de modo a honrar a memória do tio e do sobrinho. Todos nós temos direito à verdade, a começar pelos familiares e amigos dos nossos camaradas que tombaram na Guiné, em combate, por acidente, por doença ou por qualquer motivo.Nota:(1) A CART 1612 era um das três companhias operacionais do BART 1896 (As outras duas eram a 1613 e a 1614). Segundo o Zé Neto, esta última, a CART 1614 era "a subunidade turista da Guiné que nunca ninguém do Batalhão conseguiu descobrir a razão de ficar sempre de fora dos petiscos que calharam às outras duas companhias operacionais (1612 e 1613)". E acrescenta, com ironia: "Eu desconfio, mas, para misérias do Celestino já basta!"...

Luís Graça
(Fez a guerra colonial na Guiné em 1969/71, criador e editor do blogue foranada)

Publicado, Quinta-feira, 14 de Junho de 2007:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/06/guin-6374-p1849-quero-prestar-devida.html
Publicado, Quarta-feira, 20 de Junho de 2007:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/06/guin-6374-p1863-homenagem-ao-meu-tio.html

Foto: Manuel Sobreiro, Guiné Portuguesa

1 comentário:

agostinho rocha disse...

Tal como o Alf.Sobreiro, estive no Seminário, Mafra,Vendas Novas,Tancos(Minas e Armadilhas),percursos semelhantes como tantos outros.Estive em Moçambique, não o conheci, mas curvo-me perante a memória de mais um Alferes de Artilharia